sábado, 9 de junho de 2012

Aspectos Naturais do Continente Africano

Aspectos Naturais do Continente Africano 

Com 30.227.647 Km2, o continente africano é o 2º maior em extensão territorial do mundo, suas terras se estende pelos Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Seu limite litorâneo é banhado a leste pelo oceano Indíco, a oeste pelo oceano Atlântico, além do mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O Estreito de Gilbraltar e o Canal de Suez facilitam a passagem da África para a Europa e para a Ásia.
O continente africano é comumente dividido entre duas porções; a setentrional ou mediterrânea, que vai do Saara Ocidental, passando por Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito e a porção sul ou Subsaariana. Como visto o maior deserto do mundo, o Saara, se tornou um divisor natural do continente.
O seu relevo é predominantemente planáltico, merecem destaque o Monte Toubkal no Marrocos com 4.167 m, a Cadeia do Drakensberg na África do Sul com 3.482 m, os picos do Quênia chegando a 5.199 m e do Quilimanjaro (Tanzânia) com 5.896 m. As planícies litorâneas ocorrem junto aos vales dos rios de Benin, Nigéria, Gana e Togo.  Os rios caudalosos e em relevo acidentado são mais utilizados para a produção de energia hidráulica. Destacam-se os rios Nilo, Congo, Zambeze, Níger e Limpopo.
O clima tropical (quente e pouco chuvoso) predomina no continente, mas há ainda o semiárido, o desértico, o mediterrâneo e o frio de montanha nos montes Quilimanjaro e Quênia. O continente também abriga os desertos do Saara (o maior do mundo) e o Kalahari. As savanas é a vegetação em destaque do continente por permitir a circulação de grandes animais em meio a árvores e arbustos separados e vegetação rasteira.
Em consequência da formação geológica, o continente africano possui riquezas minerais em seu subsolo como o petróleo e o gás natural, diamante, cobalto, cobre, ferro, manganês, ouro e platina. Angola, Camarões, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Gabão e Nigéria são os principais responsáveis pelo crescimento econômico do continente, pois são os países maiores exportadores de petróleo.

Fonte bibliográfica:
Atlas Geográfico Escolar, São Paulo, Editora IBEP
Coleção Geografia sem Fronteiras – África: Horizontes e Desafios no Século XXI. Pemaforte, Charles; Editora: Atual 

Um comentário:

  1. Gostei dos temas postados pelo grupo, pois apresentam uma linguagem bem simples e de fácil entendimento. Parabéns pelo BLOG.

    ResponderExcluir